Mensagen de Sosai Mas Oyama

 

 “Frequentemente os meus estudantes perguntam-me, que tipo de qualidades são exigidas fazer para um bom cinto negro. Eu digo sempre que o caminho do Budo-Karateka é longo e duro. Mas eu tenho que acrescentar que o carácter de uma pessoa é de uma importância fundamental.

Para ter um carácter positivo é necessário levar uma vida disciplinada. Se você se quer tornar um bom Karateka, é necessário treinar diariamente. É dever do professor, tal como na escola, anotar todas as faltas de comparência. É essencial treinar 2 horas diariamente, assim num mês você deve fazer 60 horas de treino. Eu digo sempre aos Uchi-deshi (estudantes internos) que eles têm que estudar duro e treinar bem, isso é muito importante. As regras de possuir certos hábitos, como um horário, não são apenas para Karate mas podem ser aplicados também na vida quotidiana.

Creio que o Karate contém 3 pontos principais, 10% são para as actividades como cursos e campeonatos, 15% são para o poder e todo o restante é para o coração, que é de grande importância. Se você quiser seguir caminho do Kyokushin, não poderá excluir o curso de Verão, nem curso de Inverno do seu programa de treino.

Mas o segredo do bom Karateka reside no seu kihon (técnica de base). Você tem de repetir e repetir os fundamentos porque leva muito tempo antes que você compreenda o significado das técnicas básicas. Você deveria treinar os fundamentos diariamente e não se deveria esquecer consultar livros e deveria aplicar estas técnicas no seu kumite (combate).

Há muitos anos atrás o meu professor disse-me que são precisos 3 anos para fazer um punho bem feito, outros 3 anos ter uma boa posição, e outros 3 anos ter um bom soco. Agora, depois de tantos anos, eu cheguei à conclusão que todas minhas perguntas ainda não foram respondidas.

Respeito muito Miyamoto Musashi (um famoso Budoka e artista do passado). Foi ele quem disse que o caminho do Budo é muito duro e longo, e eu concordo com isso. A experiência é muito importante, o conhecimento vem com os anos. Você não se deve apressar, passo a passo você aprenderá. Uma criança tem que treinar e estudar um percurso de uma criança e um adulto tem que fazer o percurso de um adulto. Tudo depende da idade.

Graduar é muito importante na vida, para a própria pessoa possuidora do Dan, e para organização de Kyokushin. É necessário trabalhar duro para obter o cinto negro, mas naquele mesmo momento não está ainda alcançada a meta, a pessoa sempre pode ficar mais forte. O caminho do Kyokushin é uma via dura e muito longa…“

Masutatsu Oyama (1923 - 1994)