Kyokushin Karate - The Strongest Karate

De todos os estilos de Karate, Karate Kyokushin (que significa a última verdade ou a mais alta realidade!) destaca-se entre todos. Parece-se com os outros estilos – fatos brancos, sistema de graduações, etiqueta do Dojo, kata, kihon e kumite.

Traditional – mas completamente diferente!

Kyokushin Karate, também conhecido como Kyokushinkai, é altamente respeitado nos círculos do Karate bem como nos das outras artes marciais como um estilo duro com um alto grau de exigência. Treinos extenuantes e combates com contacto pleno forjam um estado de espírito e de perseverança necessários para ajudar a prepara realisticamente para um confronto físico sério.

Os estudantes de Kyokushin obtêm o fruto dos seus esforços. Não há atalhos para se tornarem fortes. Apenas dureza, treino disciplinado podem produzir o tipo de resultado pelo qual o Kyokushin Karate é famoso.

Porque é que o Kyokushin é diferente?

O Karate Kyokushin não dissimula. Tudo nesta escola é aberto a um escrutínio e rigorosamente testado. Eis 3 pontos que realçam essas diferenças…

  1. Combates Knockdown – direccionado para derrotar o oponente pela via do KO (incluindo pontapés à cabeça) e não combates simulados como se vê noutros estilos de Karate.
  2. Tameshiwari – a quebra de objectos sólidos tal como a madeira, blocos de gelo e cimento. Isto é também usado para se decidir o resultado de uma luta, cujo resultado é incerto acerca do vencedor.
  3. Kumite múltiplos – combates full-contact contínuos contra muitos adversários diferentes – ás vezes 50 ou mais…

A eficácia dos golpes tal como Shuto são testadas na ocasião do Tameshiwari. Pontapés, socos e varrimentos são testados nos combates de contacto pleno o mais próximo possível da realidade, que é conhecido como – Knockdown – e a decisiva eficácia de todo o sistema é comprovada no caminho único do Kyokushin – teste de Kumite contra vários adversários…cada um deles tentando vencê-lo por KO-  Hyakunin Kumite!!!

Resumo das principais características técnicas do karate Kyokushin:

- Dá-se mais importância ao combate que ao Kata. Sosai Mas Oyama pensava que “a essência do Karate está no combate” e segundo a sua óptica, este passa pelo contacto. Portanto, sem contacto não há combate e sem este, não há arte marcial.

- As técnicas de combate, são essencialmente de tipo circular, partindo de uma posição de combate mais realista. Podemos dizer que neste ponto existe uma separação clara entre estas técnicas e a técnica básica.

- As competições, são com contacto total, ao K.O. e usando um regulamento denominado “Knockdown”, que é partilhado com outras escolas de Karate de contacto.

Em resumo: orientação para o combate, trabalho físico muito intenso e também condicionamento para encaixar os golpes. E tudo isto sem deixar completamente de lado a herança dos estilos “tradicionais”, o que para uns pode ser uma vantagem e para outros uma razão para procurar noutro sitio. Mas gostos não se discutem.