KATA KYOKUSHIN
Existem 23 Katas em Kyokushin (não contando com os katas em ura). Estes vão sendo aprendidos de forma progressiva e são necessários para as passagens de graduação.
Nos katas encontram-se algumas posições, técnicas básicas e deslocações que se devem conhecer num determinado nível.
Em que consistem? Numa serie de movimentos de defesa e ataque codificados numa ordem pré-estabelecida.
É importante conhecer todos os seus movimentos e saber qual é ou são as suas múltiplas aplicações reais: o bunkai.
O kata deve ter uma aplicação ao kumite real, mas antes é também imprescindível que todos os seus movimentos sejam praticados individulmente no kihon.
No processo de aprendizagem, deve ter-se presente as seguintes etapas, por esta ordem: 1- Posição, 2- Equílibrio; 3- Coordenação; 4- Forma; 5- Velocidade; 6- Movimento reflexo.
De acordo com Sosai deve ter-se em atenção alguns aspectos essenciais no desenvolvimento dos katas: 1- Tempo e ritmo de execução da técnica; 2- Pontos de concentração da força; 3- Controlo da respiração.
Acerca da origem dos katas e sabendo que eles foram aprendidos por Sosai quando ele praticou primeiro Shotokan (Shuri-te) e depois Goju-ryu (Naha-te) mostramos no quadro abaixo a sua procedência e a sua execução, que pode variar ligeiramente, dependendo da organização.
NOTA: Nada nem ninguém sustitui o seu Sensei para a aprendizagem dos Kata, aprenda-as no seu Dojo!
Shuri-te |
Naha-te |
Taykyoku sono ichi, ni, san Sokugi taikyiku sono ichi, ni, san Pinan sono ichi, ni, san, shi, go Yantsu (a) Tsuki no kata (b) Kanku Sushi-ho |
Sanchin Tensho Gekisai dai Gekisai sho Saiha Seienshin Garyu (c) Seipai |
(a) Originária de Fukien, China (adaptada por Sosai Oyama)
(b) Criada por Seigo Tada
(c) Criada por Sosai Mas Oyama