Código de conduta do estudante

O código de conduta serve fundamentalmente para ajudar o fácil desenrolar das actividades do Dojo, onde todos conhecem a sua graduação, lugar, tarefas e responsabilidade perante o grupo. Mas como se pode verificar, na maioria das vezes, estas regras decorrem do senso comum, das boas maneiras e da educação.

Etiqueta dentro do Dojo – estas regras da etiqueta devem ser seguidas dentro do Dojo por todos, independentemente da idade, graduação ou estatuto.

  1. Quando entrar ou sair do Dojo, pare a entrada, virado para a frente, saúde em Rei e diga OSU. Isto representa um sinal de respeito pelo Dojo e pelos que aí treinam quer estejam presentes ou não.
  2. Se chegar tarde ao treino, ajoelhe-se em Seiza (posição formal ajoelhado) à entrada de costas para a classe. Quando o instrutor autorizar, ponha-se de pé, saúde em Rei dizendo OSU, e junte-se rapidamente à classe, mas no último lugar. TENTE Não CHEGAR ATRASADO.
  3. Caso não possa participar no treino por motivos de saúde ou pessoais, AVISE ANTEcipadamente o instrutor, justificando assim a sua falta.
  4. Não remova nenhuma parte do GI (uniforme) sem lhe ser dito para o fazer.
  5. Não coma, beba, fume ou mastigue pastilhas no Dojo. NOTA: É permitido beber água no intervalo do treino (se for um treino prolongado).
  6. Nunca ande de sapatos dentro do Dojo.
  7. Movimente-se rapidamente na aula quando for instruído para fazer algo. NÃO seja vagaroso.
  8. Não pratique KUMITE (combate) na ausência ou sem autorização do instrutor. Pratique KUMITE conforme for instruído, i.e., se for sem contacto, pratique sem contacto. Se o seu companheiro o atingir acidentalmente, tente não responder (mantenha-se calmo).
  9. Na saia do seu lugar seja porque razão for, sem pedir autorização ao instrutor. Se precisar de sair do seu lugar, não caminhe entre o instrutor e a classe. Caminhe pela parte de trás do lado que estiver.
  10. Dirija-se ao instrutor sempre pelo seu título (SENPAI, SENSEI, SHIHAN) dentro do Dojo. Responda-lhe sempre com um “Osu” em alta voz quando ele lhe falar.
  11. O seu treino deve ser sempre algo sempre muito sério. Não se ria, nem mostre qualquer emoção, não fale ou cause qualquer perturbação durante o treino. Deverá manter-se sempre em FUDO DACHI (posição estável) enquanto aguardar a próxima ordem. NOTA: é considerado falta de educação cruzar os braços ou pôr as mãos nas ancas.
  12. Vire-se para a sua direita, da frente da classe ou do seu companheiro, quanto tiver de compor o seu GI.
  13. O seu GI deverá estar sempre impecavelmente limpo e lavado. Mas o seu OBI (cinto) NUNCA deverá ser lavado, apenas arejado. Simbolicamente, ele contém o espírito da dureza do seu treino.
  14. Todas as ordens dadas pelo instrutor dentro do Dojo, devem ser obedecidas sem qualquer questão. Você não será mandado fazer nada que o seu instrutor não tenha feito antes. Se você não conseguir, faça o melhor que puder. NUNCA DESISTA.
  15.  Não use pulseiras, fios, anéis, brincos ou relógios durante o treino.
  16. Mantenha as unhas das mãos e dos pés curtas e limpas. A higiene e limpeza corporal são obrigatoriamente escrupulosas.
  17. evite comer grandes refeições pelo menos uma hora antes do treino.
  18. Durante o intervalo (treinos prolongados) não se sente em cadeiras, não se encoste às paredes, nem se deite no chão. Faça algum treino em vez de perder tempo. Esta é a oportunidade para perguntar aos mais avançados alguma ajuda.
  19. É da responsabilidade de todos assegurar sempre a limpeza, organização e segurança do Dojo.
  20. Assegure-se que as mensalidades das classes são pagas a tempo. É considerado uma falta de respeito obrigar o instrutor a pedir-lhe que o faça.

Conduta que deve ter quando visitar outros Dojos – Antes de visitar outros Dojos, informe o seu instrutor e peça-lhe autorização. Quando visitar outros Dojos, você representa o seu instrutor, o seu Dojo e o seu estilo (Kyokushin), assim, o seu instrutor quer-se assegurar, se você irá observar o protocolo e etiqueta apropriados.

  1. Todas as regras que você aplicar no seu Dojo, adeqúe-as também ao Dojo que visitar.
  2. Assim que entrar no Dojo, procure o instrutor, saúde-o em rei e diga “Osu”.
  3. Apresente-se da seguinte forma:”chamo-me…sou de…o meu Dojo e instrutor são…gostaria de treinar aqui e tenho autorização do meu instrutor. Aceita visitantes? Quanto lhe devo pagar por cada lição, por favor?
  4. Quando o instrutor lhe responder, pague a classe e aproveite bem o treino. NOTA: É considerado falta de respeito não oferecer dinheiro antecipadamente e ter que lhe ser pedido para o fazer.

Etiqueta geral e conduta fora do Dojo – Como membros do Dojo, todos têm certas responsabilidades. O nosso Dojo, os nossos instrutores e o nosso estilo (Kyokushin) são muito admirados e bem respeitados quer pela comunidade das Artes Marcais, quer pela comunidade em geral. É nosso dever tentar arduamente não fazer nada que traga embaraço, vergonha ou desonra a tais pessoas. Eis alguns conselhos a seguir:

1. É correcto sentir-se orgulhoso do seu Karate e é correcto discutir Karate com a sua família e amigos, mas não é correcto vangloriar-se disso na rua.

2. Resista à tentação de demonstrar as técnicas recentemente aprendidas, em lugares públicos, excepto em demonstrações devidamente organizadas e autorizadas.

3. Evite andar na rua vestido com o Karate GI completo, é aceitável, no entanto, usar as calças do GI com uma T-shirt, etc. no carro indo para o treino.

4. Se estiver a observar uma demonstração de outra Arte Marcial, evite quaisquer comentários críticos negativos, apesar do “diferente” ou do “pouco usual” que isso lhe possa parecer. Todas as Artes Marciais têm algo de positivo a oferecer e devemos demonstrar o nosso respeito.

5. As técnicas que aprende podem ser perigosas, assim, deverá ser cuidadoso em não lesionar ninguém da sua família, dos amigos ou a si próprio, se treina noutro lugar (fora do Dojo).

6. O Karate só deverá ser usado em última instancia e em legitima defesa, quando tudo o resto tiver falhado.