Os 11 provérbios de Mas Oyama

  

Zayu no Mei Juichi Kajo

A súmula de todos os ensinamentos filosóficos da arte marcial denominada Kyokushin Karate, tal como foi idealizada por Sosai Mas Oyama, estão plasmados nos onze provérbios que abaixo se reproduzem, estes são centrais na vida do Kyokushin:

1º.- O caminho das artes marciais começa com cortesia e termina com cortesia, portanto sê sempre cortês.

2º.- O estudo das artes marciais é como escalar um íngreme precipício, portanto exige a entrega de si próprio sem descanso.

3º.- Nas artes marciais é importante aspirar sempre à vitória, não obstante, a causa para a luta não deve de modo algum proceder do rancor ou do ressentimento pessoal.

4º.- O dinheiro é muito apreciado, de qualquer modo não te agarres a ele.

5º.- A forma das artes marciais é a postura, portanto mantém sempre a tua postura correta.

6º.- O progresso nas artes marciais começa depois de 1.000 dias de prática e alcança o seu termo após de 10.000 dias de estudo.

7º.- Nas artes marciais, a meditação sobre as acções passadas conduz-nos à habilidade e destreza nas acções futuras.

8º.- O caminho das artes marciais é universal e todos os desejos egoístas devem ser temperados pelo fogo purificador do treino rigoroso.

9º.- As artes marciais começam num ponto harmónico e terminam num círculo harmónico, o qual contém uma linha de movimentos correctos e exactos.

10º.- O mistério do segredo está em ganhar experiência.

11º.- Não se deve esquecer que no caminho das artes marciais, cada um só recolherá uma grande quantidade de recompensas apenas com dedicação e diligência.